Recomendo - As Vantagens de Ser Invisível

10:53 AM Richard Ribeiro 0 Comentários

Baseado no livro homônimo escrito por Stephen Chbosky este As Vantagens de Ser Invisível é um filme sensível que trata de assuntos complexos como depressão, relações adolescentes e abuso de menor de um maneira honesta, relevante e atual.

A história gira em torno de Charlie (Logan Lerman) um adolescente que, após passar por uma experiência familiar traumática, retorna às aulas e conhece os irmãos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller). A convivência com seus novos amigos faz com que Charlie enxergue a vida de outra maneira, ao mesmo tempo em que amadurece e vive novas experiências.


Lendo a sinopse acima a impressão que passa é que se trata de mais um filme ambientado no hjgh school americano como tantos outros. Mas a carga emocional que o filme transmite é diferente da maioria. O espectador imediatamente cria um vínculo com Charlie e cada experiência nova que o personagem vivência transmite uma onde de sentimentos para quem assiste. As sensações de liberdade, frustração, descoberta e traumas passados enriquece o personagem e, consequentemente, a história que está sendo contada. Acima de tudo, nenhuma situação ou acontecimento soa falso, sendo tudo orgânico e original, fugindo dos clichês do gênero.

A dinâmica entre os atores é o que torna a narrativa mais agradável de ser assistida. Logan, Emma e Ezra parecem ser melhores amigos desde sempre e o espectador consegue sentir isso. É a complexidade de seus personagens que torna aquele universo tão rico. A trilha sonora possui músicas conhecidas e que complementam a história que está sendo contada, sendo que algumas chegam a fazer parte da própria narrativa.

As Vantagens de Ser Invisível é daqueles filmes que passam despercebidos nos cinemas, mas são descobertos depois, ganham uma legião de fãs e se tornam obrigatórios de assistir. Está se tornando cult com o passar dos anos e suas qualidades são tantas que não assisti-lo de fato é um erro.