Teoria | Breaking Bad – Teoria das Cores

Quem é fã de Breaking Bad sabe que Vince Gilligan capricha nos detalhes em Breaking Bad. As roupas de Walter White, Jesse Pinkman, Skyler, Hank, Walter Jr. e Marie são caracterizadas por cores e estilos únicos durante toda a série.
 
Ao observar isso, o designer gráfico John LaRue do site TDYLF criou um infográfico que traz uma paleta de cada personagem durante todas as temporadas. Olha que interessante. Cuidado, alguns Spoilers! 
Após Walt ser diagnosticado com câncer, as cores do personagem tornam-se mais fortes, e eventualmente ele usa preto. Quando a doença retorna, suas roupas caquis também voltam. Quanto mais perto ele chega de Gus e mais forte ficam seus laços com a metanfetamina, mais azul aparece em suas roupas.

Skyler começa a série usando bastante azul claro, mas o tom se intensifica quando ela começa a descobrir o segredo de Walt. As cores mudam para um azul profundo ou quase roxo, quando ela começa o flerte com Ted. Mais para frente, usa verde ao achar o esconderijo de dinheiro de Walt. Quanto mais se torna cúmplice das atividades criminosas do marido, mais escura ficam as suas roupas, ao ponto de usar preto na 4 ª temporada.
 
No começo da série, Hank sempre está de laranja ou com tons de amarelo e pêssego. Quando sofre com o episódio da bomba e da tartaruga, suas cores ficam mais perto do marrom, muitas vezes marrom escuro. Depois de lutar contra os primos, se recuperar do acidente e da depressão, ele volta a ganhar lentamente as mesmas características. Daí, até se re-envolver com o caso de Heisenberg. 
 
A raiva de Jesse e as mortes em que se envolve, sempre trazem roupas vermelhas. Enquanto tenta se recuperar das drogas, usa tons mais monótonos e moderados. Assim como Skyler, Jesse é afetado pela influência de Walt, e passa a usar tons mais escuros e preto conforme as temporadas. Ele também mistura estampas e tecidos, sempre marcados pelo preto, cinza ou branco, com detalhes em vermelho ou amarelo – cores que sugerem conflito moral na série.
 
As cores das roupas de Walter Jr. refletem claramente o apoio a cada um dos pais de acordo com a época. Quando está mais ao “lado” de Skyler, Jr. usa tons mais parecidos com o dela. Quando está ao “lado” de Walt, tem os tons mais parecidos com os usados por dele. É claramente um sinal de estar sempre vendo um lado da história.
 
Quando Marie está no hospital cuidando das lesões de Hank , Walter Jr. usa roxo, aparentemente em apoio. Quando ele ajuda Hank ou está em perto do tio , suas cores são complementares. Júnior usa também bastante listrado e camisas multicoloridas , muitas vezes com ambas as cores de Walter e de Skyler. 
 
O que dá para notar de cara em Marie é que ela usa roxo o tempo todo. São raras as ocasiões em que ela não está usando essa cor. Até a sua casa é decorada com o tom. Ao usar outra cor, podemos ver claramente que algo está errado com a personagem. Nas ocasiões em que vestiu preto, estava no auge de sua cleptomania e depois, sob a custódia de proteção pela DEA (quando ameaçam a vida de Hank na temporada 4). Finalmente, Marie usa outra cor – amarelo – apenas quando Hank faz a enorme descoberta no final da temporada 5, significando clareza das ideias.
 
Clique na imagem e veja o gráfico Completo
 
Compartilhe este post:

Richard Ribeiro

Co-fundador do canal Invader e Host no Invader Podcast.