Sociedade | Machismo nas HQs, poses Ultra-Sexy de Heroínas

Machismo nas HQs, mulheres recriam poses Ultra-Sexy de Heroínas dos Quadrinhos

A presença de heroínas nas histórias em quadrinhos é uma vitória para as mulheres que costumavam aparecer apenas na pele de princesas e mocinhas indefesas. Mas este universo adota uma abordagem bem diferente para tratar personagens femininos e masculinos.

 
Abusando do machismo descarado (que gera polêmicas constantes), este mercado segue mostrando heroínas com corpos surreais, roupas sensuais (sério, quem entra numa luta usando sainhas e decotes?) e poses exageradas – sempre colocando o fator sexual em primeiro plano. Para chamar atenção sobre o quanto esta cultura sexista dos quadrinhos ridiculariza e diminui as mulheres, o Buzzfeed americano fez um convite para uma tentativa de recriar as poses ultra-sexy das histórias.

Para o experimento, mulheres de formas físicas variadas tentaram copiar algumas ilustrações bastante ousadas e o resultado foi completamente diferente da ficção. Depois de se contorcerem bastante para as fotos, as mulheres refletiram sobre como os corpos desses personagens femininos são impossíveis de replicar na vida real e ainda apontaram o quão estúpido é salvar o mundo com a obrigação de ser hipersexualizada:
 
“Percebo que os quadrinhos são estilizados e isso é fantasia. Mas por que esta fantasia gira em torno de mulheres seminuas se contorcendo para mostrar seus peitos e bundas? Isso parece uma maneira de tirar o seu poder. Como ‘Oh sim, ela é forte e poderosa, mas ela é definitivamente comível também, não se preocupe’. Devemos ser capazes de celebrar a nossa força e poder sem precisar se preocupar se estamos suficientemente atraentes”, constatou uma das participantes do projeto em matéria publicada no site.
 
“Achei tudo tão hilariamente horrível. Conheço um monte de gente vai dizer é apenas um desenho animado ou não é real, mas o que as pessoas não percebem é como essas imagens podem realmente afetar as mulheres – e homens. Nós estamos perpetuando uma imagem que é fisicamente impossível alcançar. Há algo de errado em ter mulheres fortes combatendo o crime? Ou será que elas precisam ter bundas em forma de coração para ter sucesso?”, disse outra mulher.

 

Compartilhe este post:

Richard Ribeiro

Co-fundador do Invader e Host no Podcast | Me siga nas redes-sociais, é tudo @orichardribeiro!